browser icon
You are using an insecure version of your web browser. Please update your browser!
Using an outdated browser makes your computer unsafe. For a safer, faster, more enjoyable user experience, please update your browser today or try a newer browser.

Dal Monviso al Brasile Onlus

logo_dal_Monviso copia_modificato-1Referente: Davide Mondino;  E-mail: info@dalmonvisoalbrasile.it;
Site: www.dalmonvisoalbrasile.it

Temos encontrado Davide Mondino, actual presidente do Associação Dal Monviso al Brasile Onlus.
brasile (3)O Davide nos contou como a associação tenha nascida em 1994, na Ostana, uma aldeia perto do Saluzzo, na província de Cuneo, na alta montanha. O nome da associação significa a intenção de construir uma ponte, de unir dois realidades completamente diferentes e distantes, como o Brasil e a montanha da província de Cuneo. A associação nasceu para sustentar o trabalho do Don Angelo Vincenti, o paroco que, desde 1991, opera na cidade de Palmares, ficada no Nordeste do Estado Brasileiro com seus 60.000 habitantes. Antes, o Don Vincenti foi paroco numa aldeia na vale do Monviso. Porém, a associação ficou Onlus só em 2001, quando acabou a primeira mudança da geração.

O Davide quis contar a Xlestrade, antes de falar dos projextos e das actividades da associação, o que é o Brasil hoje e o que está ficando.

O Brasil é um Estado que está crescendo muito economicamente mas tem uma quantidade de problemas com maximas dificuldades sociais.
Eles nos contou como o País passou, em pouco tempo, duma indiferença total das Instituições a uma forte burocratização.
Em fim, nos falou da “Teologia da libertação”, uma doutrina presente em toda a America do Sul. Esta doutrina basea-se sobre a libertação para as pessoas da pobreza na que ficam ao fim de poder começar o proprio caminho na sociedade. Ainda, não obstante o boom economico, tais pobrezas existem e ficam o Brasil um país de missão, seja religiosa seja cooperativa.

Agora falamos da associação.
O projecto era criar uma comunidade casa-familia e foi realizado em 1991 para os meninos de rua de Palmeiras e arredores. A comunidade fica agora operante e hospeda 45 rapazos. O Davide nos disse que em 1991 o fenómeno das meninos de rua estava difundido por todo o Brasil, em cada lugar e em cada praça. Actualmente, pelo contrario e por sorte, fica um fenómeno quase só urbano. No inicio, a comunidade era aberta para todos, não existiam limites ou barreiras respeito de quem podía ou não podía entrar à casa. Agora é preciso ter uma autorização do Tribunal dos Menores a seguir a uma medida da Autoridade Juiziária.
Outros projectos partiram no curso dos anos:

  • uma segunda casa-familia, também para as mães solteiras;
  • centros para o desenvolvimento de actividades como pós-escolar, teatro, música. Estas actividades são efectuadas fora do período da escola e tem a função sendo a prevenção da estrada;
  • micro-cooperativas e cursos professionais. As micro-cooperativas foram criadas ao fim de encontrar soluções alternativas para grandes fazendas de cana-de-açucar que o Palmeiras é rico, mas que por muito tempo tem sido a única fonte de renda e só no período da colheita.

Em vez disso, em 2000, eles ajudaram um trinta famílias que vivíam no aterro municipal a criar uma cooperativa ao fim de viver graças à recolha selectiva.

Exif_JPEG_PICTURE

O Davide contou que, graças a esta solução, eles conseguiram construir uma casa propria através dum MUTIRÃO. O significado da palavra MUTIRÃO é: “qualquer mobilização de cidadãos, coletiva e gratuita, para execução de serviço que beneficie uma comunidade”. A palavra MUTIRÃO não consta no dicionários, existe sò fora dos livros. A palavra MUTIRÃO fica na vontade das pessoas.

A associação Dal Monviso al Brasile Onlus opera também na Italia, onde apanha fundos ao fim de sustentar as actividades no Brasil. Ela organiza espectáculos, comidas, publicações edição, etc. Além disso, desde há três anos ativa oficinas de aprendizagem e creatividade para crianças, promovendo um laboratório onde é ensinado, tendo um taco de realidade brasileira, a construir brinquedos com materiais reciclados. Esta actividade representa um estimulo para crianças a criar-se um brinquedo e a estar juntos.

Desde 2012 a associação está numa fase de renovação, seja no exterior, para ativar novos projectos, seja no interior, para obtenir uma melior estrutura e para tornar-se mais visivél para aquelas pessoas que estão fora da sua rede de contactos e conhecimentos. A este respeito, é aberta a qualquer pessoa que tem interesse o que tem o desejo de trazer suas ideias e contribuir.
Ao longo dos anos, muitas pessoas fizeram, após um período de formação, uma experiência no Brasil, tanto de curto e longo prazo, a partir de 6 meses a um ano.

Xlestrade finalmente perguntou qual é a mensagem que o Davide quería deixar, em nome da associação. Ele deixou uma frase de Gandhi: “O meio pode ser comparado a uma semente, o fim a uma árvore; e entre meio e fim existe exactamente a mesma conexão inviolável que existe entre semente e árvore”.
Em conclusão, independentemente do lugar geográfico, uma coisa é bem feita quando cria uma melhoría na vida das pessoas outras.

Xlestrade agradece a associação Dal Monviso al Brasile Onlus e deseja para ela prosseguir na construção de novas pontes e ruas para unir e não para dividir!

Exif_JPEG_PICTURE

Traduzione a cura di Maria Grazia Giraudo