browser icon
You are using an insecure version of your web browser. Please update your browser!
Using an outdated browser makes your computer unsafe. For a safer, faster, more enjoyable user experience, please update your browser today or try a newer browser.

Amici di Joaquim Gomes Onlus

Logo Amici di J. G

Referente: Fulvio Lovera; Contato telefonico: +39 3331737795; E-mail: info@amicojg.it;
Site: www.amicojg.it

Temos encontrado Filippo Pusset, o atual vice-presidente da associação Amigos de Joaquim Gomes. Esta associação nasceu em 1990 como simples grupo misionario da igreja de Piossasco e com o proposito de sustentar a Freira Daniela. Ela, que infelizmente faleceu ano passado, era uma freira misionaria e pertencia ao ordem de Sao José. Começou a sua atividade em Argentina e depois, desde o 1990, continuou em Brasil, em Joaquim Gomes, uma citade em torno de 20000 habitantes, no Norte-Este do Brasil.

Amici di J. G. Onlus 1Os Amigos de Joaquim Gomes se virou uma associação em 2002 e uma Onlus em 2004. No começo o sustentamento era so informal e consistia em ajudar a missão no Brasil mandando dinheiro e tambèm com o trabalho no lugar de jovens italianos. A associação nasceu com o proposito de sustentar as realidades desprovidas em paises como o Brasil, mas não so nesto. Os seus membros agora estão aprendendo como operar em paises africanos. Os seus valores guias são a solidariedade e os principios da religião cristã.

Filippo tem contado a Xlestrade que os projetos dos Amigos de Joaquim Gomes são baseados sobre os problemas do lugar. Por exemplo, Joaquim Gomes è uma cidade rural, distante do mar o do turismo. As terras são de propriedades de poucos, e muitas são plantação de cana de açucar. O trabalho falta, e muitas vezes e so temporaneo. Nesta situação muitas pessoas tem que emigrar e a qualidade da vida é baixa. Além disso tem a corrupção, e està difundindo-se o uso de drogas, que causa mais problemas de pobreza. Os jovens, e principalmente as crianças, são os mais vulneraveis, pois a escola local não garante uma instrução suficiente.

Amici di J. G. Onlus 3Então os projetos da associação são finalizados a sustentar as escolas locais. A associação também sustenta a missão das freiras de São José que sustentam a cooperativa local Novo Horizonte. Os membros desta cooperativa são trabalhadores de trés jardins de infância, e de uma horta comunitaria, fazem projetos por os jovens depois das aulas, tipo aula de musica e artesanato, e trabalha em Cristinapolis.

Na Italia em vez, faz atividades de cobrança de dinheiro, atravès adopção a distancia e projetos de informação sobre a realidade do lugar e de auto-formação. A experencia que muitos volountarios da associação fazem no Brasil deve ser um caminho de crescimento pessoal e de conhecimento da realidade do lugar, que deve se tornar uma incitação a criar vinculos com a comunidade brasileira e riqueza pra “trazer” na Italia.
A associação organiza em junho, em Piossasco, a Festa Brasileira, que cunta uma partecipação em torno de 1000 pessoas, e neste ano serà a XIII edição. Nesta Festa tem debates, show musicais e comida. Em 2013 partecipou tambèm o juiz Castelli.
Amico jgMas a festa não ò a unica coisa que os Amigo de Joaquim Gomes fazem; e Xlestrade tem perguntado quais são as modalidades de partecipação das ativitades deles. Eles organizam uma vez por mes uma reunião, aberta para todos, e uma viagem no verão pra uma experiencia de volountariato no Brasil, pela qual tem cursos de portugues e de formação.

Enfim, Xlestrade perguntou qual mensagem eles queriam deixar pra quem le o nosso site.
“A ilegalidade, a injustiça social e a pobreza não podem ser esquecidas, e devem ser combatidas juntos, porque são as relaçoes que reconstruirão a nossa sociedade”.

Agradecemos muito os Amigos de Joaquim Gomes pela disponibilidade e por ter resolvido de partecipar ao projeto Xlestrade.
Temos parado por falar com eles, mas agora vamos repartir com uma bagagem mais rica ainda de imagem, colores e emoção!

Amici di J. G. Onlus 2


Rispondi