Referente: Riccardo Borzillo; Contato Telefonico: +39 3391335833; E-mail: info@muti.org;
Site: www.muti.org
Encontramos Matteo Bottanelli actual presidente da Associação MUTI Onlus de Torino.
A associação, contou, constituiu-se oficialmente em 2007, mas já eram alguns anos que o Matteo, junto com um amigo Sul-africano, Robin Goode, operava para ajudar algumas crianças das Township na Africa do Sul.
MUTI Onlus empenha-se para realizar projectos sociais e educativos através do desporto e em particular o jogo de futebol.
No curso do tempo conseguiu envolver a FGCC, algumas equipas de futebol profissionais e várias associações desportivas.
A intenção da associação é apanhar sapatos, camisolas, bolas e outro material técnico para criança dos aqueles países onde ficam relações e colaborações criadas nos anos.
Atualmente MUTI Onlus ópera em 10 Estados: África do Sul, Namíbia, Etiópia, Tanzânia, Madagáscar, Ghana, R.D. Congo, Senegal, Burkina Faso e Mali.
O apelativo da associação tem um significado duplo. MUTI é o acrônimo de “Movimento Umanitario per la Tutela dell’Infanzia (Movimento Humanitário para a Tutela da Criança)”. MUTI é também a tradução na língua Zulu das palavras “arvore” e “medicina”. A associação quer, de facto, utilizar o jogo de futebol como medicina social para o acréscimo da criança.
No logótipo da associação há uma acácia, árvore escolhida em quanto pode crescer com pouco.
Os principais projetos são:
–Um Sapato por um Sonho
– One World Futebol
Todos os projetos “em loco” têm um gerente local e os voluntários Italianos são só supervisores.
Para o futuro, MUTI Onlus tem a intenção de intervir também no Brasil e de organizar percursos de turismo de solidariedade em Madagáscar.
Em Itália a associação organiza acontecimentos para apanhar fundos e iniciativas em favor de jovens e criança imigrantes e extracomunitarios através sobretudo de torneios de futebol.
No tempo também deu vida a uma colaboração com a associação Balon Mondial.
Aqueles que querem colaborar com MUTI Onlus pode contactar a associação sobre enviando uma e-mail para info@muti.org.
Xlestrade pediu uma mensagem para os leitores. A mensagem é uma consideração relativa ao jogo como instrumento útil para o acréscimo e a educação da criança: “O jogo é um direito fundamental o qual não pode-se negar a nenhuma criança porque não é só uma atividade lúdica mas é também um instrumento educativo e formativo essencial”.
Agradecemos o Matteo e a associação MUTI Onlus por sua amizade! Xlestrade “conhece” hoje o futebol como jogo educativo. A partir deste momento teremos também nós uma bola nossa mochila para jogar com todos os quais vamos encontrar nosso percurso!
Traduzione a cura di Maria Grazia Giraudo