Referente: Massimo Lorenzato; Contato telefonico: +39 3494511057; e-mail: cercuiabrionlus@libero.it;
Site: www.cercuiabrionlus.org
Temos conhecido, primeiro no Facebook, depois atraves Skype, a associação Cercu Iabri Onlus de Preganziol, Treviso.
Xlestrade tem encontrado Massimo Lorenzato que nos contou a historia desta associação. Cercu Iabri se tornou uma Onlus no 17 junho 2012 e è o resultato do encontro, occorido em 2008, de Massimo e a muher dele com Freira Maristella e as Freiras Franciscanas do Christo Rei de Preganziol. Porem a comunidade è ativa desde o 1986 com projetos, casas e missões em Albania, Brasil e Guinea Bissau. Em Guinea Bissau expecialmente se ampliou em muitas partes do pais, como as cidades de Bedanda e Bra.
O encontro do 2008 levou primeiro a algumas viagem pra conhecer o pais africano e depois ao suporte atraves uma strutura organizada como uma associação. Cercu Iabri significa “o circulo se amplia”.
Os principales projetos de Cercu Iabri são:
Construção e suporte ao jardim de enfancia Morena de Bedanda;
– Suporte medico e de enfermagem ao hospital geral de Bissau;
– Suporte escolar e de hospedagem de um grupo de estudantes na capital da Guinea;
– Perguntamos quais são os projetos futuros.
A intenção è de se focar sobre os projectos atuais no setores do higiene, da instrução e da saude.
No futuro tem a intenção de comprar um gerador que tranforme a agua salgada em agua doce na cidade de Bedanda. Por enquanto estão coletando dinheiro para financiar a viagem e o tratamento medico de um jovem com uma grave doença na mandibula.
Na italia Cercu Iabri Onlus è muito ativa em Veneto, mas tambèm tem muitos contatos em outras areas diferentes, como Assisi (Umbria), Merano (Alto Adige), Cavaion Veronese (Veneto) e Bareggio (Lombardia). Algumas colaborações foram instituitas com a Termozeta e a Espressocamp de Bareggio, graças ao diretor geral das vendas no exterior, Dott. Federico Picchio, e com a colaboração do time de volley Yamamay de Busto Arsizio, atraves calendarios.
Xlestrade tem perguntado como fazer para colaborar com eles. Isto è possivel com o suporte economico, com a partecipação nos eventos organizados, ou tambèm com a contribuição em termos de tempo e disponibilidade. È possivel tambem a experiencia na Guinea, depois de um curso de preparação. Na Guinea agora esta uma menina que esta fazendo um periodo de volountariato de 6 meses, e a doutora Giuseppina Torcaso, com um posto de saude mobile.
No final, temos perguntado uma mensagem pra dexar. A frase deles è: “Ajuda-nos para ajudar” .
Temos encontrado amigos, superado as distancias. Agradecemos Cercu Iabri e … obietivo de Xlestrade è de ampliar o circulo cada vez mais.